terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

OVOS DE PASCOA

FALTAM 40 DIAS PARA A PASCOA


Os ovos de chocolate ou ovos de pascoa  são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois apascoa é uma data festiva que comemora a ressureição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. Outros povos como os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha porém em datas diferentes.
O ovo é símbolo bastante antigo,anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e a renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo.
Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.
Mas foi no século XVIII que confeiteiros franceses tiveram a ideia de fazer ovos de chocolate. A imagem do coelho aparece na mesma época associada a criação, por causa de sua grande prole. Da mesma forma que o coelho se reproduz, a mensagem de paz e amor pode se introduzir entre os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário